Métodos para avaliar a viabilidade de investimentos em novos projetos

Tem por hábito, enquanto empresário, questionar-se sobre a viabilidade de investir em novos projetos que potenciem o crescimento e a sustentabilidade, sobretudo a longo prazo, do seu negócio?

No entanto, avaliar essa mesma viabilidade pode ser complexo para a sua equipa, o que não traz a confiança necessária e os dados concretos para tomar uma decisão ou planear estratégias. É aqui que um consultor financeiro faz a total diferença, agregando valor ao seu negócio. Num trabalho colaborativo, com a experiência e o conhecimento necessário, apresenta-lhe métodos que facilitem a avaliação e, inclusive, o aconselhamento sobre quais os projetos mais indicados para o seu mercado e objetivos e de que forma deve executar para os alcançar.

Desta forma, avaliar a viabilidade de investir em novos projetos, especialmente numa pequena e média empresa, com recurso à contratação de um consultor financeiro, consiste num processo composto por 7 passos:

1 Realizar uma análise de viabilidade financeira o mais detalhada possível, que facilite a identificação do potencial retorno que o investimento poderá significar. Incluindo a criação de projeções financeiras, estimar os custos e as receitas e ainda, o tempo necessário para recuperar o investimento inicial.

2 Analisar o mercado, de maneira a identificar os produtos ou serviços mais procurados pelos consumidores e, mediante isso, que valor é que o novo projeto vem agregar, o que tem para oferecer mediante as necessidades identificadas. Assim, é possível perceber se o projeto tem margem para o crescimento, sendo competitivo.

3 Identificar e quantificar os riscos associados, sejam eles financeiros, operacionais ou de mercado. Uma análise precisa e detalhada possibilita, à empresa, a tomada de medidas para dar resposta caso aconteça o inesperado.

4 Determinar o ROI, ou seja, o retorno esperado sobre o investimento é vital para avaliar a viabilidade de qualquer projeto a ser implementado. O retorno pode ser calculado com base nas projeções financeiras e no investimento feito inicialmente, desta forma, a empresa poderá comparar o projeto com outras novas oportunidades.

5 Analisar o fluxo de caixa irá refletir o impacto que o investimento irá ter na empresa ao longo do tempo, o que permite concluir se de facto possuem os recursos suficientes e necessários para sustentar o projeto e cumprir com as obrigações financeiras.

6 Avaliar a estratégia e as metas para que se possam fundir ou alinhar com os objetivos da própria empresa, a longo prazo, além de ser viável financeiramente, estará também alinhado com a visão e a missão da empresa.

7 Monitorizar o desempenho é o passo que se segue à implementação do projeto, permitindo ajustar e otimizar ao longo do tempo para que o projeto atinja o seu potencial máximo.

Apesar dos riscos, investir em novos projetos será sempre um caminho de sucesso, com o auxílio da consultoria o seu objetivo será alcançado de forma mais sólida e informada. Considere esta opção e cresça de forma sustentável e lucrativa