Identificar as áreas de melhoria da sua empresa, além de ser essencial, é bem complexo, está de acordo?
Um processo que carece de algum conhecimento e experiência sobre como devem ser calculadas e analisadas as margens de lucro que permitam essa identificação.
O recurso mais valioso que pode arrecadar para assumir as rédeas deste processo é sem dúvida a contratação de um consultor financeiro empresarial. Se tem dúvidas, leia o artigo na totalidade e entenda o que nos motiva a incentivar ao auxílio de um consultor, sobretudo em situações como esta.
As margens de lucro, representam a diferença entre o preço de venda e os custos associados à produção. Subdividindo-se em três tipos de margens – margem de lucro bruto, lucro operacional e líquido – são uma métrica que permite a avaliação do estado financeiro da empresa. A sua análise, executada de forma correta e consciente, é fundamental, pois permite identificar as ineficiências, tomar decisões e avaliar a viabilidade de qualquer produto ou serviço.
Por fim, voltamos aquilo que verdadeiramente quer saber, o papel do consultor financeiro, então, um especialista na área, consegue fornecer os melhores insights na interpretação e orientação dos dados, nomeadamente:
1 Desenvolver uma estratégia de preços que equilibre a competitividade e possa maximizar as margens de lucro.
2 Avaliar o desempenho que os produtos e os serviços estejam a ter, identificando espaços onde possa haver melhorias.
3 Desenvolver um plano financeiro a longo prazo, onde se estabeleçam metas de lucro sustentáveis e estratégicas.